quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Amor incondicional





Adotar, ganhar um filhote de presente...que coisa boa! Mas será assim tão simples? Adotar um cão sem um conhecimento básico da "psicologia canina", pode ser complicado...será? Sim.  Pois, ao contrário do que se pensa não basta para um cão , os cuidados básicos que todos entendemos; amor, alimentação, banho, veterinário, saídas esporádicas etc...
De natureza livre e apesar de serem animais domésticos, eles precisam muito mais que os cuidados citados acima.
Segundo as orientações de Cesar Millan no livro O ENCANTADOR DE CÃES, quando nos propomos a adotar um cão , seja ele de qualquer raça, para que tenhamos o relacionamento adequado ou acertado com ele, entre tantas necessidades, devemos seguir uma órdem comportamental: EXERCÍCIOS, DISCIPLINA e CARINHO, exatamente nesta órdem.Estes fatores básicos e aparentimente simples fazem toda a diferença e envolvem uma série de procedimentos importantes para que tenhamos êxito no convívio com o amigo cão.
Por falta de conhecimento , muito erramos desordenando tudo ...costumamos dar-lhes carinho, atenção, nos esquecendo de que eles, por serem animais, possuem necessidades das quais ignoramos e que não podem e nem devem ser relegadas.Com frequência tentamos
"humanizá-los", esquecendo que, antes de tudo, cão precisa  ser entendido e tratado como cão, a despeito de todo o amor que lhe devotamos.
Estou "engatinhando" nese assunto...porém, muito empenhada em acertar ; como diz o Cesar, "ter um comportamento calmo , assertivo  de um lider de matilha"
Sou grata a Deus por tudo...por sempre me enviar anjos quando lhe imploro ajuda.
Agradeço à minha irmã Lene, um desses anjos que, ao nos visitar , nos deu dicas importantes
sobre cães. Ela tem três cães da raça fila e tem uma certa experiência.
Agadeço também ao Dr. Cristiano e sua esposa, Micheline, ambos veterinários e que cuidam do nosso Sun(nosso cão).Foi num dia bastante difícil para mim, quando resolvi ligar para o Dr.Cristiano e ele, calmamente me escutou, me aconselhando, inclusive nos emprestando um livro "que  muito ajudará a vocês"
Agora é ter paciência, perseverança com a esperança de que tenhamos êxito, não só nós mas todos que teem e amam os seus cães ou que desejem tê-los.
Que principalmente a  felicidade dos cães  seja respeitada, tornando asim, uma parceiria harmoniosa e feliz.
Abraço fraterno e beijo azul...

Nenhum comentário:

Postar um comentário